As maravilhas do PEQ (ou não)

Salut, salut!

Vamos a mais um post bem quentinho, repleto de purê, milho verde, ervilhas, vinagrete e, porque não, PEQ!
Você sabe o que é? Você já pensou em tentar pegar um atalho para imigrar para o Québec? Então você precisa ler esse post! Mas antes de tudo, não vamos criar tantas expectativas, existem regras!

Primeira coisa a entender é a sopa de letrinhas. O que é PEQ?

PEQ – Programme de l’expérience québécoise (Programa de experiência quebequense)

O PEQ é uma forma de fazer a solicitação de Residência Permanente de forma mais rápida e prioritária. No PEQ você também precisa solicitar um CSQ (que leva em média 20 dias úteis para receber em casa) e depois solicitar o RP (que não é tão rápido assim, mas…).
Mas antes que você saia fazendo as malas para vir ao Québec adquirir a experiência e entrar por este programa, vale dar uma lida bem atenta para entender as regras. E antes que você tenha uma crise de ansiedade, vamos à isso:

PEQ_001

Existem 2 tipos de solicitação pelo PEQ: o de diploma e o de trabalho.

  • PEQ – diploma, estes são os diplomas/cursos aceitos para o programa:
    • Bacharelado – le baccalauréat (1er cycle universitaire);
    • Mestrado (e o MBA) – la maîtrise (et le MBA);
    • Doutorado – le doctorat;
    • Tecnólogo – le diplôme d’études collégiales (DEC) techniques;
    • Técnico com uma duração de 1800h ou mais – le diplôme d’études professionnelles (DEP) d’une durée de 1 800 heures ou plus;
    • Técnico seguido de um atestado de especialização profissional contando um mínimo de 1800h de formação contínua e levando a uma dada profissão – le diplôme d’études professionnelles (DEP) suivi d’une attestation de spécialisation professionnelle (ASP) sanctionnant un minimum de 1 800 heures de formation continue et menant à un métier donné.

Ainda na questão dos diplomas, você precisa residir no Québec (província) pelo menos a metade do tempo de duração do curso e não podem ser cursos fora do que está descrito acima. Os cursos de pós-doutorado e de especialização não contam para o programa.

O que mais “pega” para o PEQ de diploma são as comprovações. No geral, é necessário comprovar recursos para pagar o curso, a estadia, ter um seguro saúde internacional (a pessoa não tem direito a saúde pública do Québec/Canada) e se vier com mais alguém da família precisa comprovar os mesmos itens para quem vem também. Portanto, o investimento é bastante alto, mas pode ser uma forma quase garantida de conseguir imigrar já com um diploma reconhecido.

Como você precisa solicitar o CSQ, existem algumas regras simples do tipo: necessário comprovar o conhecimento oral do francês (com o histórico escolar que fez o curso completo em francês) e ter o diploma em mãos ou estiver faltando 6 meses para recebê-lo.

Para mais informações sobre o PEQ – Diplôme (página em francês):
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/etudiants/demeurer-quebec/demande-csq/etudiants-peq/index.html

  • PEQ – trabalho:
    • Ter completado 12 meses em tempo integral na hora de apresentar a demanda;
    • Tempo integral no Québec é considerado um mínimo de 30h por semana sem contar horas extras;
    • A vaga que você ocupa na hora da demanda precisa ser de no mínimo nível técnico ou profissional (nível 0, A ou B conforme a Classificação Nacional de Profissões [CNP]);
    • Comprovar conhecimentos de francês com um certificado.

No restante, é muito parecido com as outras demandas de CSQ.

Para mais informações sobre o PEQ – Travailleur temporaire (página em francês):
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-temporaires/demeurer-quebec/demande-csq/travailleurs-peq/index.html

Business concept male finger pressing Quebec enter key on metall

Até então, não existe nenhuma previsão ou anúncio por parte do governo do Québec de mudarem este programa. Apesar de serem os processos mais rápidos e com uma chance bem alta de conseguir o RP, o investimento é bem alto. Seja de tempo, dinheiro e noites mal dormidas por crise de ansiedade. Mesmo assim algumas pessoas andam optando por este processo. Se você tem interesse, vale a pena dar uma pesquisada mais a fundo nas opções e se preparar.

Vamos dar uma de macaco gordo, quebrar o galho e dar alguns links que poderão ajudar nas suas pesquisas:

Utilizamos a sopa de letrinha sigla de alguns nomes comuns nos processos, são eles:

  • CSQ – Certificat de Sélection du Québec;
  • PEQ – Programme de l’expérience québécoise;
  • RP – Résident Permanent;
  • CEGEP – Collège d’Enseignement Général Et Professionnel;
  • SRACQ – Service régional d’admission au collégial de Québec;

No caso de universidade, é necessário pesquisar, com muito amor e carinho, as universidades do seu interesse e os cursos. Com isso em mãos e bem definido você precisa entrar em contato com a universidade para saber tudo que ela pode oferecer (bolsas, alojamento, estágios, etc) e então fazer o pedido de admissão. Cada uma possui sua própria forma de fazer a análise do dossier, além dos valores serem definidos por elas para áreas ou cursos específicos.

Então… Mãos a obra né? Vá pra cozinha, prepare aquele dogão com 2 salsichas, muito molho, ketchup, mostarda, vinagrete e cobre com bastante purê porque você vai ficar com fome pesquisando tudo isso.

E se esse não for o seu caso ou seu interesse, você ainda pode dar uma lidinha no nosso outro post cheio de purê e coberto com queijo ralado sobre imigração de trabalhador qualificado.

Não esqueça de curtir e compartilhar com seus coleguinhas de imigração, senão eles vão querer uma “metadinhas” do seu hot-dog!

Anúncios

2 comentários em “As maravilhas do PEQ (ou não)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s