A polêmica da isenção do visto

Salut, salut!

Olha o dogão! E no final é só pão, salsicha, ketchup, mostarda. Nada de dogão, nem purê de batata e muito menos delicioso.

É mais ou menos a mesma coisa que aconteceu com as notícias sobre a isenção do visto canadense para brasileiros.

Depois de tanto “estardalhaço” feito pelas grandes mídias no Brasil, surge uma nova polêmica ao redor do assunto. A novidade do momento é o possível cancelamento da isenção do visto canadense para os brasileiros. Motivo: o momento político que vive a nação verde e amarela.

Infelizmente o barulho feito pela mídia não é uma verdade absoluta. Nós ainda estamos tentando entender onde foi que erraram na receita desse hot-dog. Será que faltou interpretação de texto? Talvez não tinham ninguém que entendesse inglês e/ou francês. Quem sabe quiseram fazer polêmica para dar um “up” nas estatísticas de visualização dos sites.

 


 

A bem da verdade é que foi um grande erro! No site do CIC há uma seção de perguntas e respostas que quem lê com um pouquinho mais de atenção percebe que a forma como foi noticiada não está correta. Vejamos em inglês:

When will citizens from Brazil, Bulgaria, Mexico and Romania be able to apply for an eTA?

Soon after March 2016, citizens from Brazil, Bulgaria, Mexico and Romania may be eligible to apply for an eTA when travelling to Canada by air.

E em francês:

Quand les citoyens du Brésil, de la Bulgarie, du Mexique et de la Roumanie pourront-ils demander une AVE?

Peu après mars 2016, les citoyens du Brésil, de la Bulgarie, du Mexique et de la Roumanie pourraient être admissibles à présenter une demande d’AVE lorsqu’ils voyagent au Canada par avion.

Para bom entendedor, meia palavra basta. Seja ela em inglês, francês ou português. E ela sempre esteve lá! O “soon after March 2016” ou “peu après mars 2016” indica que aqueles países entrarão no modelo de isenção do visto de turista canadense EM BREVE APÓS MARÇO DE 2016. Quando exatamente? Ninguém sabe, uma vez que o governo do Canada ainda não divulgou uma data precisa. Porém, o lançamento do eTA/AVE está previsto para 15 de março de 2016 para os países cuja a isenção do visto já existe, por exemplo para Itália e Portugal.

Não bastasse tudo isso, os títulos das notícias eram bem chamativas e induziam ao erro ao dizer que haveria a isenção sem ao menos chamar a atenção para os detalhes:

  • Apenas brasileiros que já tiveram um visto de turista do Canada nos últimos 10 anos ou;
  • Que possuem um visto de turismo para os Estados Unidos válido.

immigration-invest
Além disso, a isenção é somentepara viagens feitas por via aérea. Entradas no Canada por via terrestre ou marítima continuam inalteradas.

Pra piorar a situação, agora circulam notícias nas redes sociais que essa isenção poderá ser cancelada para brasileiros. Veja bem… Sempre ficamos atentos as notícias relacionadas a esse assunto e procuramos nos atualizar através das fontes oficiais. O que podemos GARANTIR é que, se isso fosse uma verdade, algo já teria sido informado no site oficial do Governo do Canada (vide CIC). Afinal, o Canada não brinca com essas coisas.

 

A questão é que muita gente não se atentou para o “em breve” e ficaram esperando o dia 15 de março para decidir se solicitava o visto de turismo ou não.

Então para facilitar sua vida e dos seus amigos: tire o visto o quanto antes, já que não há uma data definida para a entrada do Brasil no eTA/AVE.2032_visa_article_canada

Aproveite para compartilhar este post com seus amigos, páginas sobre o assunto e com seus coleguinhas aspirantes à imigração. Ah! E não esqueça de comer bastante hot-dog com purê antes de vir pro Canada, porque aqui eles colocam o purê no prato e só comem com garfo depois que terminarem o dogão.

 


 

Glossário deste post:

  • eTA – Eletronic Travel Authorization;
  • AVE – Autorisation de voyage électronique;
  • CIC – Citizenship and Immigration Canada (em inglês);
  • CIC – Citoyenneté et Immigration Canada (em francês).
Anúncios

2 comentários em “A polêmica da isenção do visto

  1. Consulado canandense precisa se manifestar se já preencher o formulário agora, ou a partir de quando. Tenho passagem comprada para 24/05 e preciso ter certeza.

    Curtir

    1. Olá Paulo, recomendo se preparar para tirar o visto com pelo menos 1 mês de antecedência.
      Esse é o prazo máximo que você pode aguardar, caso contrário não terá tempo hábil pra solicitar e receber o visto (sem contar imprevistos).

      Se está na dúvida, peça o visto pra garantir. 😉

      Boa sorte e boa viagem.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s