Missão de recrutamento

Salut, salut!

Tá com bastante purê pra colocar no seu dogão? Não?! Então prepara um pra ficar bem alimentado antes da missão de recrutamento do Québec en tête! Peraí! Você não sabe o que é e nem conhece? Nossa! Já vai separando batata-palha, milho verde e ervilha pra não perder essa.

Bora pra umas dicas…

O que é Québec en tête?

montage-image-bandeau-top-page-attraction-talentsO site do Québec en tête serve como referência, de forma sucinta para quem quer trabalhar, estudar e viver no Québec. Quem está no comando é o organismo chamado Québec International, que tem por objetivo o desenvolvimento éconômico, principalmente na região da cidade de Québec.

Além disso, eles tem como principais patrocinadores o próprio governo do Québec e da cidade. O que dá maior credibilidade e confiança para quem tem dúvidas se o projeto realmente funciona.

E essa tal de missão de recrutamento?

As missões tem por objetivo ir até os países com mão de obra qualificada para entrevistar candidatos e contratá-los. Desde 2008 eles fazem estas missões acontecem e já contrataram mais de 1.382 profissionais estrangeiros.

Mas, queridinhos do Purê no Hot-Dog, isso é uma missão de recrutamento ou uma missão impossível? Então… Veja bem amiguinho/amiguinha aspira da imigração, as empresas que participam das missões são super confiáveis, além de já possuírem uma bela imagem junto ao governo provincial e federal. Elas recebem todo o auxílio do organismo Québec International para que possam ter uma pré-autorização na hora de contratar estrangeiros. Portanto, as vagas que ficam disponíveis já possuem tal facilidade.

bigbox_recrutement29aoutPorém, vale salientar que a maioria das vagas são para as àreas de TI e usinagem. Eu sei que pode ser um banho de água fria para uns e um banho quentinho numa banheira de hidromassagem para outros, mas essa é a realidade. Por quê? Simples! Muitas das outras áreas dependem de uma validação de diploma junto à uma ordem ou associação profissional para poder trabalhar. Imagina um centro de saúde indo buscar enfermeiros ou médicos em outro país e no final a ordem não valida o diploma do aspira. Aí fica difícil né? Mas não fiquem tristes, existem outras formas de imigrar, como a do trabalhador permanente que já explicamos aqui ou até como estudante estrangeiro, pelo PEQ. Dá uma lidinha nos nossos posts.

Qualquer pessoa pode se candidatar? Tem custo?

Bom, se você se encaixa no perfil procurado e tem um francês bom o suficiente para fazer uma entrevista, porque não se candidatar? Quanto ao custo… Não, não tem custo para se inscrever e participar das entrevistas. Porém, algumas missões são feitas de forma presencial. Onde fica ao custo do candidato se deslocar à cidade onde acontecerá a missão. Um exemplo é que em 2011 houve uma missão no Brasil, na cidade de São Paulo, que foi parcialmente presencial. Algumas empresas fizeram a entrevista por Skype e/ou telefone e outras tinham os recrutadores no local.

A missão teve um sucesso tão grande que a contratação foi maior do que o previsto. Devido ao bom desempenho do, até então, único país não francófono a participar de missões, em 2012 teve uma nova rodada. Dessa vez foi recheado com 2 salsichas, muito ketchup, mostarda, purê e teve até sobremesa! Passaram por Recife e São Paulo e muitos candidatos se deslocaram para essas cidades e participaram dando um show de profissionalismo!

1000raisonsForam 100 vagas anunciadas, 196 entrevistas, 35 ofertas feitas na hora e 14 contratações confirmadas. Em 3 meses após a missão, mais 20 contratações. Um ano depois, mais 20 com uma taxa de 90% de retenção.

Será que vale a pena? Vai de você avaliar se tem vantagem ou não dar uma abocanhada nesse dogão.

Um ponto importante é que você não precisa necessariamente possuir um CSQ e nem mesmo estar no processo de imigração do Québec e/ou Canada. Basta a experiência para o perfil e bom francês, como já falamos. Inglês é um “atout”.

UAU! Aí eu posso ir embora assim que contratado?

Calma! Não vamos nos afobar né? Pé no chão e cabeça firme! Tudo no seu tempo e com prazos. Aqui as coisas funcionam de muito boa fé. Portanto, se você assinar um contrato de trabalho feito em uma oferta, seu emprego está garantido! Mesmo que o processo para sair o visto demore e que você só venha para Québec depois de 1 ano. O QUÊ?! 1 ANO?!?!?! Vocês não estão falando sério né?

Sim, estamos falando sério. E é por isso que podemos dizer que você pode ficar tranquilo. Mesmo demorando você virá. E diremos mais! 1 ano completado trabalhando dentro deste contrato você poderá entrar com o pedido de imigração através do PEQ de trabalhador temporário. Pensa que legal! Com trabalho, já adquirido a tal experiência québécoise, ambientado, saiu de casa com emprego garantido e agora vai virar residente permanente. Quer mamata mais linda que essa? É o mesmo que comprar um dogão completo e mais uma tubaína com um passe escolar (somente os fortes entenderão).

Porém, salientamos que alguns processos levaram entre 3 à 6 meses até a obtenção do visto de trabalhador temporário.

Remember: existe um “Q” quando falamos do cônjuge de trabalhador temporário, este último sendo requerente principal. Leia sobre isso no post “Dica de mestre com muito purê“.

Que maravilha! O que preciso pra participar?

Bom, não há uma fórmula mágica. Não é preciso ter certificado de francês e/ou inglês, mas sim conhecimento suficiente para que a comunicação com os recrutadores seja fluente. Mesmo que algumas palavras você não conheça em francês, vale usa-las em inglês para facilitar a comunicação.

rediger-cv-canadienAs entrevistas funcionam como qualquer outra, com a única diferença do idioma. Se você já participou de entrevistas no Brasil (acreditamos que sim) você já sabe como funciona. Pra assustar um pouquinho (#SQN), geralmente a entrevista é feita por VP’s e diretores. Mas fique bem tranquilo, as hierarquias no mercado de trabalho québécois não são marcantes. Ou seja, não existe aquela história do “os pequenos obedecem os grandes”. Aqui todo mundo é igual e você, se contratado, vai esquentar marmita no microondas junto com eles, assim como participar de atividadas da empresa com todo mundo misturado.

Voltando ao processo de participação, vou dar algumas dicas simples, mas extremamente importantes!

No CV

  • Não coloque dados pessoais! Isso inclui:
    • Endereço;
    • Estado civil;
    • Sexo;
    • Número de documentos;
    • Fotos (a não ser quando exigidos);
    • Nome dos filhos, cônjuge, cachorro, papagaio e muito menos se você não coloca purê no seu hot-dog e acha isso absurdo ¬¬;
    • Geolocalização (sim, já vimos isso!);
    • Facebook, instagram, snapchat e outros;
    • Linkedin é exceção, desde que ele esteja bem atualizado e em francês e/ou inglês.
  • Faça uma breve descrição, de forma objetiva, ou seja, sem encher linguiça ou ficar enrolando, sobre sua experiência logo no começo;
  • Na hora de falar das experiências, faça uma breve descrição do que é a empresa, nada exagerado. Exemplo:
    • Banco Fico
    • Banco brasileiro com mais de 100 funcionários e que nunca devolve o dinheiro pra ninguém.
  • Para descrever tarefas e responsabilidades comece sempre por um verbo no infinitivo. Exemplos:
    • Mantenir…
    • Gérer…
    • Soutenir…
    • Faire…
    • Écrire…
    • Garantir…
    • Ectecerar…
  • Coloque sempre uma ou mais realizações importantes destacando sua atuação. Exemplo:
    • Projeto Criação de Galinhas: Neste projeto conseguimos criar 20 galinhas dentro de um mesmo galinheiro com uma performance de 2 ovos por dia cada uma tendo uma garantia de 99% de ovos intactos. Minha atuação foi garantir o transporte dos ovos do galinheiro até as caixas sem deixar cair nenhum durante 1 ano.
  • Vale colocar projetos voluntários em que participou, descrevendo da mesma forma que uma experiência de trabalho.
  • Lembre-se de focar seu CV para a vaga. Não coloque nada mais que o necessário! Se a vaga que está concorrendo é para lavar pratos, não há sentido algum em colocar que possui formação de mestrado ou doutorado. A não ser que um deles tenha sido uma especialização em lavar-louças de porcelana com eficácia.

A bendita carta de motivação (lettre de présentation)

lettre_presentationSe você está esperando que coloquemos um exemplo bonitinho em francês pra você apenas mudar alguns dados como, nome, contato, empresa e vaga… Você viajou na maionese do seu hot-dog! Mas, como somos legais, vamos dar uma versão bem objetiva, mas em português. Vê se não vai botar ela no tradutor do Google e mudar algumas palavras porque você pode queimar o seu purê. Lá vai:

 

Minha cidade, 30 de fevereiro de 2999

À(ao) recrutadora/recrutador
Empresa XYZ

Gostaria de informar sobre minha candidatura para a vaga de lavador de pratos expert. Esta vaga está anunciada no site http://www.lavadoresdepratos.atlantis, no qual tenho perfil e experiência necessária para o processo. Pelas minhas pesquisas, vejo que a empresa pode me oferecer os desafios e oportunidades que busco atualmente.

Tenho 39 anos de experiência lavando pratos melhor que uma lava-louças. Posso tirar manchas, lustrar e até deixá-los brilhando como se fossem novos. Já trabalhei para a rainha da Inglaterra por 10 anos, como podem ver no meu CV em anexo, e fui o principal profissional na cozinha do Palacio de Buckingham. Meus conhecimentos de francês são suficientes para esta vaga, além de também falar hebraico e esperanto. Tenho como principal qualidade lavar pratos, inclusive com os pés, algo que será um diferencial para a vaga anunciada, pois meus pés são limpinhos e corto sempre as unhas. Em junho de 2016 fiz a solicitação do meu CSQ e atualmente estou aguardando a resposta do MIDI.

Quero agradecer a oportunidade e me coloco a disposição para possíveis questões referentes ao meu perfil, assim como para uma entrevista. Dessa forma poderei esclarecer todos os pontos colocados no meu CV.

Cordialmente,
Fulano Ciclano da Silva Sauro
Telefone: 7070-7060
E-mail :fulano.sauro@legal.cool
Skype: fulano.sauro

É isso aí queridos estagiários à imigrantes do Québec. Ficamos por aqui e esperamos ter dado aquelas dicas bem temperadinhas pra você colocar no seu dogão. Não esqueça de compartilhar com os coleguinhas. Deixe para competir e se estapear na hora das entrevistas, mas se estapear com profissionalismo ok?

Abraços, bonne chance à tous et bon apetit!


Glossário deste post

  • Québec en tête – site da missão de recrutamento organizado, geralmente, pelo organismo Québec International;
  • Québec International – organismo sem fins lucrativos com o objetivo de auxiliar o Québec no desenvolvimento econômico, ajudando empresas no processo de recrutamento de profissionais estrangeiros;
  • TI – Tecnologia da Informação;
  • PEQ – Programme de l’expérience québécoise;
  • Skype – aplicação para matar a saudade da família via internet e webcam. Ah! E fazer entrevistas virtuais;
  • CSQ – Certificat de sélection du Québec;
  • Atout – “um algo a mais”, uma vantagem;
  • CV – curriculum vitæ;
  • #SQN – hashtag para Só que não;
  • Facebook – rede social pra escrever textão e fazer mimimi, não serve para recrutamento;
  • Instagram – rede social pra colocar foto de comida, praia, viagens e festas com amigos. Imagina isso na mão de um entrevistador. Vixi…;
  • Snapchat – aplicação pra mandar fotos ou pequenos vídeos de coisas nada a ver, também não é vantajoso para entrevistas e recrutadores, vai por mim;
  • Linkedin – rede social com todo o currículo e percurso profissional das pessoas. Esse sim vale a pena! Mas de novo, não esquece de atualizar e colocar em francês e/ou inglês;
  • Google – aquele que tudo sabe, inclusive sobre processo de imigração e sobre as empresas da missão. Use ele pra pesquisar bem.
Anúncios

9 comentários em “Missão de recrutamento

    1. Esses casos dependem mais da empresa. Em geral eles avaliam o conhecimento na entrevista, mas existe também um teste que é feito pelo organismo “Québec International” antes de enviar a candidatura para a empresa.

      Dessa forma eles garantem que a pessoa tem um conhecimento mínimo e necessário para ir para uma entrevista e não tomar tempo dos entrevistadores com pessoas que enviam CV de curioso ou do tipo “vai que dá certo, né?”.

      Meu caso, por exemplo, nem teste fiz. Passei apenas pela entrevista, com 2 empresas e avaliaram meu francês no “tete-à-tete”. 😉

      Curtir

  1. Boa Gianni! Parabéns pelo post! Gostei das informações em conjunto com a reverência ao escrever. Vou dar uma olhada na missão. Quem sabe tem algo que se encaixe na tête! Rsrs
    Sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s