[ATUALIZADO] Isenção do visto de turista

Salut, salut!

Separa o dogão porque agora a novidade vem cheia de ketchup, mostarda, maionese com alho, batata palha e aquele purê delicioso pra dar liga!

Ficou curioso, né?!

IMPORTANTE!

Devido a um erro no sistema do IRCC (o sistema que faz o controle de demanda de vistos) a informação de que os brasileiros estariam aptos a fazer o pedido do eTA/AVE à partir de 01/12/2016 estava incorreta.
Ela foi corrigida ontem e o sistema volta a informar que não há previsão.

Portanto, alarme falso galera! Vamos voltar pro nosso dogão e continuar aguardando novidades.


AVE para brasileiros

O site do CIC agora mostra a data em que a isenção do visto para brasileiros e a entrada do AVE passa a valer.

Brésil

Jusqu’au 30 novembre 2016, vous avez besoin d’un visa pour vous rendre au Canada ou pour transiter par le Canada. À partir du 1er décembre 2016, vous devrez obtenir une autorisation de voyage électronique (AVE) pour vous rendre au Canada ou pour transiter par le Canada.

logoSim senhoras e senhores! Quem viaja até 30 de novembro de 2016 ainda precisa solicitar um visto de turismo, mas à partir de 1 de dezembro passa a valer a “isenção” solicitando apenas um AVE para entrar ou transitar no Canada.

O que é um AVE?

O AVE é uma autorização de viagem eletrônica solicitada online, respondendo apenas algumas questões. Ele não garante a sua entrada no Canada (assim como o visto também não), mas facilita imensamente o processo de solicitação de visto.

Uma vez que você não precisa mais enviar uma tonelada de documentos e nem pagar aquele monte de dinheiro valorzinho pelo visto.

E a história de 15 de março de 2016?

Bom amiguinhos. Esse foi um alarme falso dado pelas mídias que AMAM fazer sensacionalismo sabe? Aqueles que gostam de um “like” no Facebook ou um grande número de visitantes nas páginas.

eTA-web-banner-443x170No site do CIC – e nos post A polêmica da isenção do visto – fica bem claro que a informação era: BREVEMENTE APÓS 15 de março de 2016 […] o AVE passaria a valer para os brasileiros, mas não havia uma data específica. Teve blog, página e canal que chegou a divulgar informações bizarrissímas como: “a isenção para brasileiros não estará disponível em 15 de março para brasileiros”, “o Canada mudou de ideia e não haverá mais isenção”, “o Canada não irá mais dar isenção para brasileiros”. Alguns usaram palavras como “cancelar” pra dar um gostinho de “quero mais polêmica”.

À bem da verdade, o governo canadense NUNCA DISSE que os brasileiros entrariam na isenção de 15 de março e faltou um pouco de interpretação de texto pra essa galerinha e, quem sabe, aprender melhor inglês ou francês. Será que estavam esperando tudo de mão beijada ou era só pra causar mesmo? Ninguém sabe né… 😉

Legal! E quais são as regras?

Bom, ainda não foram divulgadas. Chegamos a dar uma vasculhada no site do CIC, mas elas ainda não estão lá. Por outro lado, se mantiverem as regras divulgadas anteriormente, funcionará da seguinte forma:

  • Determinar se você está admissível, seguindo os passos neste link;
  • Os brasileiros que tiveram um visto VÁLIDO para o Canada nos últimos 10 anos ou;
  • Brasileiros que POSSUEM um visto VÁLIDO de entrada nos USA;
  • Válido apenas para entrada por via aérea. Terrestre ou marítima ainda precisa do visto;
  • Pagar a taxa de CAD $ 7,00 por cartão de crédito (MasterCard ou Visa);
  • Aguardar a resposta (geralmente dada em alguns segundos);
  • Fazer as malas e bora!

O AVE me dá direito a morar, estudar ou trabalhar no Canada?

NÃO, NÃO e NÃO! Não vá achando que agora tudo pode só porque o governo canadense deu uma colher de sopa pra nós HUEBR brasileiros que você pode fugir se mudar do Brasil. O AVE nada mais é do que a isenção do VISTO DE TURISTA. Voce pode ficar até 6 meses no Canada, poderá inclusive estudar um idioma, mas a duração não pode ultrapassar os 180 dias.

ave-canada-300x254Mais do que isso você precisará de um visto específico, seja de estudo, trabalho ou imigração. Além disso, assim como o visto de turista e como dissemos antes, o AVE não garante a entrada no Canada. Quem dará a última palavra é o agente de imigração. Sim! Aquele que fica no cubículo de vidro, cara de mau, faz perguntas diretas e secas, repara naquela sua gotinha de suor que escorre na cara e carimba seu passaporte.

A grande diferença do visto para o AVE é que o agente de imigração terá um pouco mais de dúvidas se você cumpre todos os requisitos de turista, estes que para o visto eram enviados todos para o consulado e que, se todo mundo fosse com a sua cara, você recebia aquele papel bonitinho colado no passaporte. A partir de agora, todas essas perguntas ficam a cargo do agente de imigração. Portanto, não vá achando que virou festa, ok?

Ok! Entendi! Não vou dar mancada!

Ass.: ________________________________

(Imprima este tópico do blog, assine e entregue pro agente de imigração!)

Viajo em dezembro, o que eu faço?

  1. Acompanhe sempre o site do CIC;
  2. Veja se eles possibilitam a solicitação do AVE com antecedência (entre outubro e novembro);
  3. Não deixe pra última hora;
  4. Lembre-se que da última vez, quem ficou esperando (com base nas notícias sensacionalistas) deu um tiro no pé;
  5. Sempre busque a informação NO SITE OFICIAL;
  6. Não acredite em tudo que vê por aí e, por último;
  7. Solicite um visto se faltar 30 dias para viajar e não sabe se poderá ou não solicitar o AVE.

avePara os que viajam em 2017, sigam as dicas acima também, mas as chances de ter a informação confirmada para o AVE já são maiores.

 

Você gosta do nosso blog? Curte nossos posts? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e nosso Instagram. Em breve teremos mais novidades, além de querermos sua opinião!

O que gostaria de ver aqui? Quais informações você tem dificuldade de encontrar? Você virá para Québec? Que dicas procura? Participe para nos ajudar a te ajudar.

É isso aí aspiras, ficamos por aqui! Abraços, bonne chance e bon appétit.


 

Glossário deste post

  • CIC – Citoyenneté et Immigration Canada (Cidadania e Imigração Canada);
  • AVE – Autorização de viagem eletrônica;
  • USA – United States of America (terra do tio Sam, time is money).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s