Quanto custa morar em Québec?

Salut, salut!

Após um breve período de recessão (mentira, foi longo), estamos de volta com um dogão recheado de purê e que vai tirar essa dúvida que fica martelando na cabeça de todo mundo.

Qual o custo de morar na cidade de Québec? Quanto eu gasto por mês? Quanto eu preciso ganhar? Quanto sobra? E pra um casal sem filhos?

Eu entendo essa dúvida de todos e concordo que ela é essencial para se planejar, mas ao mesmo tempo, essa é a questão mais difícil de responder. Nela, existem tantas variáveis quanto num programa mal feito em um sistema (quem é de TI vai entender). Não vamos dar a resposta mágica, aquela que faz o sol aparecer, as flores desabrocharem e o purê de batata ficar delicioso, mas podemos dar, ao menos, o caminho das pedras.

Para isso, você precisará do seguinte:

  • Pesquisar muito;
  • Paciência;
  • Pesquisar muito;
  • Paciência;
  • Eu já disse pesquisar muito?;
  • E paciência?

Pois é! Já deu pra entender que não basta ler esse post e tudo estará resolvido, né? Que tal partirmos para as dicas?
Neste post vamos colocar inúmeros links que ajudarão vocês a decidir qual o melhor custo para o seu perfil, quantidade de membros da família e como lidar com custos mínimos, médios e máximos. Dessa forma, você poderá se planejar como achar melhor.

Como sabemos que você é um ótimo leitor, vamos levar em consideração que já leu nosso post Moradia e gastos em Québec, se não leu ainda, clique no link e leia antes de continuar, vale a pena e a gente espera vocês terminarem antes de continuar…

img_9422-1024x500E aí? Leu? Show de bola! Então você já tem uma ideia básica sobre como se localizar na cidade, os gastos básicos e termos sobre alugar um apartamento, etc, na cidade de Québec.

Alugar um apartamento

img_7872_tClaro que existem alguns tantos sites, mas o mais utilizado no Québec é o Kijiji. Nele você encontrará de tudo. Até doações ou gente pedindo um Xbox One de graça para algum bom coração (oi?!). Também existe o CraigsList, um super classificado que separa inclusive por cidades, países e tudo o mais. Porém, as chances de encontrar um golpista é bem maior. Fiquem bastante atentos. Links para as cidades de Québec e Montréal.
http://www.kijiji.ca
http://quebec.craigslist.ca
http://montreal.craigslist.ca

Eletricidade

vig-electriciteA HydroQuébec é a responsável pelo serviço, mas infelizmente, a maioria das informações, como estimativas de custo de uma residência, só são fornecidas para quem possui um dossier. Para se ter um dossier, é necessário já ter recebido a primeira conta, em papel, pois nela vem o número de cliente. De qualquer forma, segue o site:
http://www.hydroquebec.com

Serviços de comunicação e TV

Existem muitas empresas, mas as principais são Bell e Vidéotron. Existe uma pequena empresa, do Québec mesmo, chamada Oricom que é pouco conhecida, mas o serviço prestado é muito bom, incluindo pré-venda. Os preços também são bem competitivos.
http://www.videotron.ca
http://www.bell.ca
http://www.oricom.ca

Comunicação móvel

Pile of smart phonesAs opções aqui chegam a dar até dor de cabeça pesquisando tudo, mas no final das contas vale a pena. Conseguir um bom desconto é questão de pesquisar e persistir, além de paciência. Não esqueça de antes avaliar sua necessidade, assim sua pesquisa ficará mais focada e facilitará a busca. Uma recomendação nossa é: NÃO COMPRE O CELULAR COM PLANO. Apesar do desconto e as vezes até celular “de graça”, sabemos que nesse mundo NADA é de graça. Portanto, ter o celular vai facilitar sua vida na hora de negociar planos e valores. Lembrando que aqui os planos com compra de celular tem contrato de 2 anos e o valor é diluído nessa conta. Você até pode desembolsar o valor do resíduo antes e zerar esse balanço para adquirir um outro, então vai de cada um a decisão. Segue a lista:
http://www.videotron.ca
http://www.bell.ca
http://www.rogers.com
http://www.telus.com
http://www.fido.ca
http://www.koodomobile.com
http://www.virginmobile.ca

Uma pequena grande ajuda: você pode usar o comparador de planos móveis colocando o que busca. Ele trás os preços e as operadoras que fornecem o que busca e/ou melhor.
http://www.protegezvous.planhub.ca

Compras

Esse é o tal item que separa cada pessoa e dificulta muito aqueles que querem ajudar, pois é um custo que varia bastante de pessoa pra pessoa e de família pra família. Além disso, só estando aqui para podes pesquisar os preços. Tem que ir no mercado, vivenciar, pegar folheto, comparar produtos e tudo mais. Mesmo que alguém diga: ah, mas para uma família de 4 pessoas. Casal mais 2 filhos. Tente imaginar quantas famílias de 4 pessoas existem e como cada uma delas vivem. Pegou a ideia? Então… Mas segue a lista de alguns mercados bastante utilizados por aqui:
808031-provigo-marche-renouvelle-concept-epicerie

Metro
Provigo
IGA
CostCo (precisa ser membro)
Maxi
Super C

Concluindo

Agora que você já tem uma base para pesquisar, resolvemos tentar dar aquele dogão pra você matar a sua fome ao invés de dar os ingredientes e deixar você fazer ele, mas também não vai poder reclamar se o purê não está do seu jeito. 😉

Fizemos uma planilha Excel para o cálculo dos custos básicos, com aquela continha de padaria e alguns exemplos. Faça o download dela e divirta-se!

Como dissemos no início, para este assunto não há fórmula mágica. O sucesso nessa fase é o planejamento e a pesquisa. Se seguir essa receita as chances do seu hot-dog dar ruim são mínimas. Até porque, queimar salsicha teria que ter muito azar na vida!

Forte abraço, bonne chance et bon apetit!


Glossário deste post

  • Dessa vez não tem! Acredita?!
  • Então segue uma pergunta para quem estuda “québécois”, o que é:
  • Tire-toi une bûche.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s