Quanto custa morar em Québec?

Salut, salut!

Após um breve período de recessão (mentira, foi longo), estamos de volta com um dogão recheado de purê e que vai tirar essa dúvida que fica martelando na cabeça de todo mundo.

Qual o custo de morar na cidade de Québec? Quanto eu gasto por mês? Quanto eu preciso ganhar? Quanto sobra? E pra um casal sem filhos?

Eu entendo essa dúvida de todos e concordo que ela é essencial para se planejar, mas ao mesmo tempo, essa é a questão mais difícil de responder. Nela, existem tantas variáveis quanto num programa mal feito em um sistema (quem é de TI vai entender). Não vamos dar a resposta mágica, aquela que faz o sol aparecer, as flores desabrocharem e o purê de batata ficar delicioso, mas podemos dar, ao menos, o caminho das pedras.

Para isso, você precisará do seguinte:

  • Pesquisar muito;
  • Paciência;
  • Pesquisar muito;
  • Paciência;
  • Eu já disse pesquisar muito?;
  • E paciência?

Pois é! Já deu pra entender que não basta ler esse post e tudo estará resolvido, né? Que tal partirmos para as dicas?
Neste post vamos colocar inúmeros links que ajudarão vocês a decidir qual o melhor custo para o seu perfil, quantidade de membros da família e como lidar com custos mínimos, médios e máximos. Dessa forma, você poderá se planejar como achar melhor.

Como sabemos que você é um ótimo leitor, vamos levar em consideração que já leu nosso post Moradia e gastos em Québec, se não leu ainda, clique no link e leia antes de continuar, vale a pena e a gente espera vocês terminarem antes de continuar…

img_9422-1024x500E aí? Leu? Show de bola! Então você já tem uma ideia básica sobre como se localizar na cidade, os gastos básicos e termos sobre alugar um apartamento, etc, na cidade de Québec.

Alugar um apartamento

img_7872_tClaro que existem alguns tantos sites, mas o mais utilizado no Québec é o Kijiji. Nele você encontrará de tudo. Até doações ou gente pedindo um Xbox One de graça para algum bom coração (oi?!). Também existe o CraigsList, um super classificado que separa inclusive por cidades, países e tudo o mais. Porém, as chances de encontrar um golpista é bem maior. Fiquem bastante atentos. Links para as cidades de Québec e Montréal.
http://www.kijiji.ca
http://quebec.craigslist.ca
http://montreal.craigslist.ca

Eletricidade

vig-electriciteA HydroQuébec é a responsável pelo serviço, mas infelizmente, a maioria das informações, como estimativas de custo de uma residência, só são fornecidas para quem possui um dossier. Para se ter um dossier, é necessário já ter recebido a primeira conta, em papel, pois nela vem o número de cliente. De qualquer forma, segue o site:
http://www.hydroquebec.com

Serviços de comunicação e TV

Existem muitas empresas, mas as principais são Bell e Vidéotron. Existe uma pequena empresa, do Québec mesmo, chamada Oricom que é pouco conhecida, mas o serviço prestado é muito bom, incluindo pré-venda. Os preços também são bem competitivos.
http://www.videotron.ca
http://www.bell.ca
http://www.oricom.ca

Comunicação móvel

Pile of smart phonesAs opções aqui chegam a dar até dor de cabeça pesquisando tudo, mas no final das contas vale a pena. Conseguir um bom desconto é questão de pesquisar e persistir, além de paciência. Não esqueça de antes avaliar sua necessidade, assim sua pesquisa ficará mais focada e facilitará a busca. Uma recomendação nossa é: NÃO COMPRE O CELULAR COM PLANO. Apesar do desconto e as vezes até celular “de graça”, sabemos que nesse mundo NADA é de graça. Portanto, ter o celular vai facilitar sua vida na hora de negociar planos e valores. Lembrando que aqui os planos com compra de celular tem contrato de 2 anos e o valor é diluído nessa conta. Você até pode desembolsar o valor do resíduo antes e zerar esse balanço para adquirir um outro, então vai de cada um a decisão. Segue a lista:
http://www.videotron.ca
http://www.bell.ca
http://www.rogers.com
http://www.telus.com
http://www.fido.ca
http://www.koodomobile.com
http://www.virginmobile.ca

Uma pequena grande ajuda: você pode usar o comparador de planos móveis colocando o que busca. Ele trás os preços e as operadoras que fornecem o que busca e/ou melhor.
http://www.protegezvous.planhub.ca

Compras

Esse é o tal item que separa cada pessoa e dificulta muito aqueles que querem ajudar, pois é um custo que varia bastante de pessoa pra pessoa e de família pra família. Além disso, só estando aqui para podes pesquisar os preços. Tem que ir no mercado, vivenciar, pegar folheto, comparar produtos e tudo mais. Mesmo que alguém diga: ah, mas para uma família de 4 pessoas. Casal mais 2 filhos. Tente imaginar quantas famílias de 4 pessoas existem e como cada uma delas vivem. Pegou a ideia? Então… Mas segue a lista de alguns mercados bastante utilizados por aqui:
808031-provigo-marche-renouvelle-concept-epicerie

Metro
Provigo
IGA
CostCo (precisa ser membro)
Maxi
Super C

Concluindo

Agora que você já tem uma base para pesquisar, resolvemos tentar dar aquele dogão pra você matar a sua fome ao invés de dar os ingredientes e deixar você fazer ele, mas também não vai poder reclamar se o purê não está do seu jeito. 😉

Fizemos uma planilha Excel para o cálculo dos custos básicos, com aquela continha de padaria e alguns exemplos. Faça o download dela e divirta-se!

Como dissemos no início, para este assunto não há fórmula mágica. O sucesso nessa fase é o planejamento e a pesquisa. Se seguir essa receita as chances do seu hot-dog dar ruim são mínimas. Até porque, queimar salsicha teria que ter muito azar na vida!

Forte abraço, bonne chance et bon apetit!


Glossário deste post

  • Dessa vez não tem! Acredita?!
  • Então segue uma pergunta para quem estuda “québécois”, o que é:
  • Tire-toi une bûche.

2 comentários em “Quanto custa morar em Québec?

  1. Bom dia. Estou com um grave problema de fumantes em meu prédio ( que não permite fumantes de forma contratual, mas eles existem e são muitos) que o próprio concierge não quer resolver. Um tremendo de um cara de pai que se esconde atrás das assinaturas das pessoas no reconhecimento da proibição do fumo no interior dos apartamentos. Só está restando pra mim chamar a polícia. Você teria uma alternativa pra isso? Poderia me ajudar. O desgaste está grande. Muito grande mesmo.
    Obrigado.
    Télmesson.
    tvillarruas@gmail.com

    Curtir

    1. Ola Télmesson!

      Primeira coisa é: o bail (contrato de aluguel) é individual e você precisaria saber o que está ou não no bail de cada um.
      Segundo: se há um documento com as regras de condomínio (que é comum e todos assinam) e nele está explícito que não pode, você deve contatar o proprietário/administrador.
      Se ele não resolver, entre em contato com a Régis du Logement e pergunte como formalizar um mise en demeure.

      Nesses casos pode haver possibilidade de résiliation du bail (mas precisa da decisão em julgamento pela Régis du Logement). Esses casos podem se arrastar por pelo menos 1 ano no tribunal, mas caso a decisão seja favorável (o que no seu caso pode acontecer, mas é importante ter testemunhas, talvez outros vizinhos que não fumem), você pode pedir compensação à partir do mês que entrou com o mise en demeure.

      Outra coisa que pode fazer, um pouco mais de imediato, é entrar em contato com a subprefeitura da sua circunscrição (você pode conseguir essa informação ligando pra prefeitura de onde mora). Pergunte se pode solicitar um inspetor da ville pra validar e fazer um relatório, constatando o odor de cigarro/maconha em relação ao que tem no contrato/regras do condomínio. Assim você terá um documento legal pra firmar o que está dizendo.

      Mais uma coisa importante: toda a comunicação que tiver entre concierge, proprietário e/ou administração, faça por email, para que tenha algo formal em relação às discussões. Conversas de corredor podem ficar somente ali. Ou seja, se o concierge negar dizendo que você nunca falou nada, você terá que provar o contrário.

      Abraços e boa sorte.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s