Consultoria: Vale a pena?

Salut, salut!

Já prensou seu hot-dog com queijo ralado pra deixar tudo bem juntinho e no lugar? Não? Então é melhor fazer porque hoje o assunto vai ser polêmico.
Mas antes de continuar…

Queridos consultores, este post não tem como intenção ataques pessoais ou generalizados, mas sim orientar nossos queridos leitores. Se quiserem discutir o assunto, imagino que conheçam os canais para isso. 😉

Consultorias ou “Consultorias”?

Primeira coisa a saber é: as consultorias só podem cobrar e representar um candidato se o responsável estiver cadastrado no ICCRC ou CRCIC, que nada mais é do que o Conselho regulatório de consultores em imigração do Canada.new_splashpage

Dúvida? Consulte aqui:
http://www.cic.gc.ca/francais/information/representants/representant-qui.asp

Nota:
Si vous donnez de l’argent ou un autre type de rémunération à un représentant en échange de ses services, ce représentant est considéré comme étant rémunéré et doit être autorisé.

Tradução:
Se você estiver dando dinheiro ou outro tipo de remuneração a um representante em troca de seus serviços, este representante é considerado como remunerado e deve estar autorizado.” (Deve possuir número RCIC/CRIC e estar cadastrado no site do conselho regulatório)

Dito isso e tendo deixado bem claro que NÃO INVENTAMOS NADA, mas é uma regra do CIC. Algumas “consultorias” fazem parceria ou se associam à uma consultoria/consultor cadastrado no conselho. Assim eles podem representar uma pessoa de forma terceirizada.

Outras “consultorias” utilizam um artifício no preenchimento dos formulários (basta você mesmo consultar seu formulário preenchido) em que colocam como “organismo sem fins lucrativos”. Não cabe a nós julgar o que é certo ou errado, assim como não queremos encher de sal o purê de batata ou aguar o molho da salsicha de ninguém, mas precisamos deixar as coisas bem claras, certo? 😉

Rapaz! Não sabia disso! E agora?

E agora? Bom, o fato de terem cobrado de você como “consultor” não quer dizer que são pessoas que usam de má fé ou que farão algo errado, porém, existem certas regras que os consultores autorizados precisam seguir. Dentre elas é a de responsabilidade por TODOS OS DADOS preenchidos e os documentos enviados.

141028_6d9pg_lc_immigration-canada_sn635Quando falamos de uma “consultoria” e que não possui autorização para representar o imigrante, o responsável não é o dito representante, mas sim o próprio dono dos dados. Assim como há políticas de reembolso em casos de erro por parte do consultor registrado, mas que não se aplica aos não registrados.

É mais do que importante você acompanhar, cobrar seu representante e pesquisar sobre o processo em paralelo. Nunca deixe ele trabalhar sozinho. Verifique e valide todos os documentos e os formulários preenchidos antes do envio ao processo do pedido do visto em questão. Já que sua salsicha já está cozinhando, fique de olho pra não passar do ponto.

Então não vale a pena, é isso?

Calma! Não é isso que estamos dizendo. Porém, a bem da verdade, o processo de imigração, assim como pedidos de vistos para o Canada são super simples e bem explicados. Os sites do CIC e do MIDI (no caso do Québec) oferecem todos os recursos possíveis, assim como manuais, checklists e outras ferramentas para que qualquer pessoa possa fazer sem a ajuda de ninguém.

Querido #PHD, eu não falo nem francês e nem inglês! Como eu faço?

Você vai imigrar, estudar ou trabalhar? Se a resposta foi sim para uma dessas opções, você já sabe por onde deve começar o seu processo, antes mesmo de solicitar o visto! 😀
De qualquer forma, você pode pedir ajuda aos coleguinhas, consultar blogs, vlogs e até grupos de WhatsApp ou Facebook onde há muita gente que já passou pelas mesmas dificuldades que você e estão ali para auxiliar numa boa vontade que você nem imagina!

Mas aí não é melhor falar com um “consultor” que já é mais experiente?

visa20process20approvedPois é. Os “consultores” tem acesso às mesmas informações que você e os coleguinhas. Não há privilégios ou contatos diretos com consulados ou agentes de imigrações. O que eles podem fazer para conseguir informações mais precisas é falar com um consultor autorizado ao qual tem parceria/assessoria ou com um advogado de imigração, mas não acredito que eles gastem o “lucro” deles pagando um advogado para isso.
Por outro lado, eles tem a experiência de já ter trabalhado com várias outras pessoas. Muito provavelmente já pegaram algum caso parecido com o seu. O que aumenta um pouco as chances de tudo dar certo.

Qual a vantagem de contratar alguém então?

Nenhuma! Sim! É isso mesmo que você leu! NENHUMA! Você vai pagar pra alguém fazer algo que você mesmo pode fazer com um pouco de pesquisa, atenção e o help da galera. Vai me dizer que você contrata alguém pra fazer seu dogão…?

Acha que estou exagerando? Então veja a nota no site do CIC:cic-logo-1

“Vous n’êtes pas tenu d’avoir recours aux services d’un représentant!

C’est à vous de décider. Le recours à un représentant n’attirera pas une attention particulière sur votre demande d’immigration ou de citoyenneté et ne garantit pas non plus que celle-ci sera approuvée.
Vous pouvez obtenir tous les formulaires et guides d’instructions dont vous avez besoin pour présenter gratuitement une demande de visa, de permis ou de citoyenneté sur ce site Web. Si vous suivez les instructions, vous devriez pouvoir remplir les formulaires et les présenter sans l’aide d’un représentant.
Méfiez-vous des représentants frauduleux. Apprenez à vous protéger contre la fraude.”

Tradução:

“Você não é obrigado a utilizar os serviços de um representante!

Cabe à você decidir. Recorrer a um representante não dará uma atenção particular a sua demanda de imigração ou de cidadania e não garante que esta será aprovada.
Você pode obter todos os formulários e guias de instruções, dos quais você precisa para apresentar gratuitamente um pedido de visto, de permissão ou de cidadania em nosso site. Se você seguir as instruções, você poderá preencher os formulários e os apresentar sem ajuda de um representante.
Desconfie de representantes fraudulentos. Aprenda a se proteger contra fraude.”

Assim sendo, a decisão é sua e somente sua.

Concluindo

Não há problema nenhum em contratar um consultor ou um “consultor”, mas precisa ficar claro que não há privilégios para tudo ir mais rápido ou garantias de ter o visto aprovado. É possível fazer tudo sozinho e os sites dos governos provinciais e do governo federal fornece todas as informações, formulários e ferramentas necessárias.

Mas também precisa ficar claro que o certo seria a cobrança de qualquer valor, pela representação junto ao CIC, apenas para consultores registrados e autorizados pelo conselho.

Prensamos aqui nosso dog, com bastante purê, batata palha e vinagrete.

Bonne chance et bon appétit à tous.


Glossário deste post

  • ICCRC – Immigration Consultants of Canada Regulatory Council;
  • CRCIC – Conseil de réglementation des consultants en immigration du Canada;
  • RCIC – Regulated Canadian Immigration Consultants;
  • CRIC – Consultants Téglementés en Immigration Canadienne;
  • CIC – Citizenship and Immigration Canada/Citoyenneté et Immigration Canada;
  • MIDI – Ministère de l’immigration, diversité et inclusion du Québec;
  • #PHD – a mais bela hashtag do Purê no Hot-Dog pra você compartilhar com os coleguinhas de imigração.
Anúncios

2 comentários em “Consultoria: Vale a pena?

  1. Bom post para informar desavisados. Ainda bem que ainda não tive nenhum contato com “consultores” que não fossem autorizados ou que venderam a ideia de que seria 100% aprovado ou que tenha alguma vantagem ser por consultar. Apesar de poder fazer tudo sozinho, prefiro contratar um profissional qualificado.

    Curtir

  2. Legal a publicação, Gianni.
    Achei ela bem sucinta e clara.
    E, aliás, para corroborar com o que você mesmo explicitou a cima, durante todos esses meus anos de pesquisa e acompanhamento de pedidos do que quer que seja ao MIDI e ao CIC, em alguns blogs, vlogs, sites, grupos e etc., foram poucas as vezes que li a galera dizer que pagou alguma ajuda desses profissionais, mas que, ao contrário, fizeram tudo por si próprios, tentando seguir verdadeiramente o que estava descrito nos sites onde bem sabemos terem as fontes de informações oficiais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s